Canto gregoriano no Mosteiro de São Bento

Estive hoje no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde a missa é celebrada todos os domingos às 10 horas com canto gregoriano em latim. Além de uma atração turística, esse mosteiro é um dos poucos lugares acessíveis onde se pode encontrar com facilidade o canto gregoriano.

Esse estilo musical perdeu um pouco de presença nas igrejas desde o Concílio Vaticano II (1962-65), quando a Igreja determinou que as missas deveriam ser celebradas na língua de cada país, e não mais em latim. Mas ainda é considerado bastante tradicional e, sem sombra de dúvidas, um dos mais bonitos de se ouvir.

Trata-se de um estilo em que todos os cantores entoam juntos uma só voz. Não há uma combinação de diferentes tons de vozes como num coral comum. Pode ser acompanhado pelo órgão ou ser cantado sem o auxílio de instrumentos, “à capela”. Aqui dá pra ouvir as músicas que os monges cantaram hoje.

A origem deste tipo de canto está nos antigos salmos judaicos. Diz-se que os primeiros cristãos, que nasceram judeus e só depois passaram a seguir Jesus Cristo, já estavam acostumados a cantar os salmos nas sinagogas daquele jeito. Depois da conversão ao Cristianismo continuaram cantando da mesma forma, mas mudando algumas letras e os temas das canções. Segundo o site Gregoriano.org.br, isso aconteceu entre os séculos I e VI, e o auge do estilo ocorreu na Idade Média.

O nome do canto gregoriano se refere ao Papa Gregório Magno (Gregório I), que governou a partir do ano 590 e liderou a organização dos cantos em dois livros – até então estavam todos dispersos. Também criou uma escola de canto gregoriano, a Schola Cantorum.  Ele era monge e admirava muito a figura de São Bento. E há cerca de 150 anos os monges beneditinos vêm recuperando em todo o mundo a tradição dos cantos gregorianos.

Aqui tem mais informações sobre o Mosteiro de São Bento e os arredores. Vale conhecer. Ah, mas chegue cedo se quiser sentar. Hoje às 9h30 já não havia bancos livres.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Cristianismo, Igreja no Brasil, Igreja no Mundo

Uma resposta para “Canto gregoriano no Mosteiro de São Bento

  1. Pingback: Missa no Mosteiro de São Bento « experiência paulistana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s