Como anda a saúde do 6º Papa mais velho de que se tem notícia

Ele já superou a idade de João Paulo II

Bento XVI já é o sexto Papa mais velho de que se tem notícia na História da Igreja, conforme relatou hoje a agência de notícias Rome Reports. O pontífice completou 84 anos, 10 meses, 2 semanas e 1 dia, e, portanto, superou o tempo de vida do Papa João Paulo II, que morreu em 2005. Em 16 de abril completará 85 anos. O Papa mais idoso de que se tem notícia até hoje é Leão XIII, que morreu com 93 anos. Mas os registros só vão até o ano 1400. Antes disso, não é possível saber precisamente as idades dos Papas.

Li em algum lugar no passado, que já não vou mais lembrar onde foi (portanto posso estar um pouco enganad0) que Bento XVI costuma passar as manhãs rezando e se atualizando sobre as notícias da Igreja e do mundo. Almoça e, à tarde, participa de reuniões, audiências ou escreve e revisa seus textos e discursos. Trata-se de uma rotina intensa para um idoso.

Isso tem despertado uma série de questionamentos sobre a saúde do Papa nos últimos meses. Afinal, ele já não é nenhum moço. Essas dúvidas surgiram especialmente desde o fim do ano passado, quando Bento XVI resolveu assumir publicamente certa fragilidade física (e natural): passou a usar uma plataforma com rodinhas para se movimentar dentro da Basílica de São Pedro. Segundo o Vaticano, o objetivo é evitar um cansaço desnecessário. De acordo com a Rome Reports, outra mudança adotada foram as reuniões com grupos de bispos, em vez de encontros individuais, para gastar menos tempo e poupar energias.

Em sua última viagem à África, no Benin, em novembro de 2011, o Papa teria demonstrado um vigor incomum para sua idade. Mas, mesmo assim, pessoas mais próximas notaram seu esgotamento após enfrentar temperaturas de 32º e elevada umidade. Pude perceber o mesmo pessoalmente durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri, na Espanha, quando notei um nítido desgaste no vigor físico de Bento XVI em meio a temperaturas próximas de 40º e fortes chuvas e ventos durante a vigília do sábado.

Lembro que, quando o Papa esteve no Brasil, em 2007, me assustei com a rapidez com que ele desceu do avião. Já na Espanha, em 2011, caminhava devagar e passava a maior parte do tempo sentado. Na Via Sacra da JMJ, fez apenas as orações iniciais e final.

A jornalista Barbie Latza Nadeau relata quais são os principais problemas de saúde que Joseph Ratzinger já teve: um acidente vascular cerebral (AVC) em 1991, antes de se tornar Papa, o que afetou sua visão; em 1992 teve um “apagão” na visão, caiu no banheiro e precisou de pontos na cabeça; em 2009, já como Papa, caiu e quebrou o pulso, precisando de cirurgia. Sem contar o dia em que uma moça o empurrou na Missa de Natal do mesmo ano, embora não o tenha machucado.

Diante de rumores de que o Papa estaria muito cansado, o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, disse em dezembro que Bento XVI não tem nenhuma condição médica que cause preocupação neste momento. Não há motivos para pânico. A decisão de usar a plataforma com rodinhas teria sido apenas uma precaução, para que o Papa pudesse chegar mais tranquilamente ao altar da Basílica após percorrer cerca de 100 metros.

Outro motivo que leva a especulações sobre a saúde do Papa é o fato de que Bento XVI teria dito ao jornalista e escritor alemão Peter Seewald, há mais de dois anos, que não hesitaria em renunciar ao cargo se não se sentisse em condições “físicas, psicológicas e espirituais” para conduzir seu rebanho adequadamente. Seria o primeiro Papa a renunciar em 700 anos. Isso ficou na memória de muita gente. Mas vale lembrar que essas especulações são muito comuns: dizia-se o mesmo quando João Paulo II já estava bastante idoso.

De qualquer forma, Bento XVI não se deixou abalar pela idade. Já tem viagem marcada para México e Cuba (em março), para o Líbano (em setembro) e para o Rio de Janeiro (em julho de 2013). Além disso, em outubro deste ano deve presidir as intensas e longas celebrações do início do “Ano da Fé”, no Vaticano, ocasião que deve reunir bispos e padres do mundo inteiro.

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Cristianismo, Igreja no Mundo, Vaticano

4 Respostas para “Como anda a saúde do 6º Papa mais velho de que se tem notícia

  1. Pingback: Bento XVI faz 85 anos e reconhece que está ‘no último trecho da viagem’ | Praça de Sales

  2. Jussara

    Porque é que o papa nao faz viagns para o haiti, miamar, kwuiti, faxa de gaza, chipre etc?

    Por causa de segurança!
    Se é por causa disso, entao sua fé é falha. Quem tm DEUS nao carrega erro! Podem me dar uma resposta convincent? Estarei esperando.

    Dsd d ja, mto obrigado!

    • Olá Jussara!
      Não queremos aqui dar respostas “convicentes”, mas um pouco esclarecedoras. Toda visita papal é pensada a partir de uma série de objetivos pastorais, diplomáticos, políticos, estratégicos, etc. Não se organiza uma viagem dessas só para todo mundo ver que o Papa esteve em tal lugar. Além disso, como o Papa é um chefe de Estado, não pode simplesmente pegar o avião e descer em qualquer aeroporto do mundo. Toda viagem exige uma organização também por parte do país que pretende recebê-lo. Aliás, grande parte das visitas papais começa a ser organizada a partir de um convite oficial do país que o recebe. Então, é claro que a segurança é um fator a ser considerado, mas não é o único. Vale lembrar que Bento XVI esteve recentemente no Líbano e já esteve no Chipre e no Oriente Médio, que você menciona, além da Terra Santa – algumas viagens de risco. Outra coisa, ele já tem 85 anos e não dá pra ficar viajando pra lá e pra cá toda hora. De qualquer forma, acho que não podemos julgar a fé das pessoas. Até porque quem de nós não tem uma fé falha?

      Obrigado pelo comentário.

  3. Pingback: Uma geral sobre a renúncia do Papa, o conclave e os problemas na Igreja | Praça de Sales

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s