Bento XVI faz 85 anos e reconhece que está ‘no último trecho da viagem’

O tempo passa...

Hoje é o aniversário de 85 anos do Papa Bento XVI, cujo nome de batismo é Joseph Ratzinger. Conforme havíamos dito dois meses atrás neste post (que fala sobre a saúde de Bento XVI), ele já é o 6º Papa mais velho de que se tem notícia na História da Igreja.

Neste 85º aniversário, passou o dia de forma tranquila e sem muito festejo, como é bem o seu estilo.

Durante missa que celebrou na capela do Palácio Apostólico, no Vaticano, ele sinalizou estar sereno com o fato de já ser um ancião. “Eu me encontro diante do último trecho da viagem da minha vida e eu não sei o que me espera”, disse, manifestando grande confiança em Deus.

“Eu sei, no entanto, que a luz de Deus existe, que Ele ressuscitou, que Sua luz é mais forte do que qualquer escuridão, que a bondade de Deus é mais forte que qualquer mal deste mundo. E isso me ajuda a prosseguir com confiança. Isso nos ajuda a avançar, e nesta hora agradeço a todos aqueles que sempre me fizeram perceber o ‘sim’ de Deus através da sua fé”, acrescentou, na homilia.

Um pouco mais sobre o dia do nascimento do Papa Bento XVI pode ser lido aqui, com base em depoimento de seu irmão, Monsenhor Georg Ratzinger, com quem Joseph Ratzinger passou boa parte deste dia de seu aniversário.

Também nesta semana, na quinta-feira, Bento XVI celebra sete anos de pontificado, desta vez sim com uma série de comemorações oficiais, como já é padrão no Vaticano.

Bento XVI com o irmão, Georg Ratzinger. Sua outra irmã, Maria, morreu em 1991

O porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, fez um apanhado geral das realizações do pontificado de Bento XVI, em um breve editorial publicado pela Rádio Vaticano.

“Quando o Cardeal Ratzinger foi eleito Papa, já em idade avançada, muitos se perguntavam se, depois de anos marcados pela debilidade de seu grande predecessor, seu papado seria forte e durável como era esperado”, afirma.

“Nestes sete anos tivemos 23 viagens internacionais a 23 países e 26 diferentes viagens à Itália, presenciamos quatro sínodos de bispos e três Jornadas Mundiais da Juventude, lemos três encíclicas e recebemos inumeráveis outras manifestações ou atos magisteriais, participamos de um Ano Paulino e um Ano Sacerdotal, vimos o Papa enfrentar com coragem, humildade e determinação (…) situações difíceis, como a crise de abusos sexuais.”, lembrou o Pe. Lombardi.

“Lemos – algo novo e original – seu trabalho sobre Jesus de Nazaré e seu livro-entrevista Luz do mundo. Acima de tudo, aprendemos (…) que a prioridade de seu serviço à Igreja e à humanidade é guiar as vidas a Deus (…). Estamos imensamente gratos por tudo isso”, diz o editorial.

Embora já tenha sinalizado no passado que não hesitaria em renunciar se percebesse que não seria mais capaz de exercer suas funções, o Papa não tem demonstrado nada nesse sentido. Embora idoso e um pouco fraco, segue firme.

Apenas costuma pedir orações para que possa desempenhar bem a sua missão.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Igreja no Mundo, Vaticano

3 Respostas para “Bento XVI faz 85 anos e reconhece que está ‘no último trecho da viagem’

  1. Pingback: Quem será o próximo Papa? Veja alguns nomes de possíveis ‘papáveis’ | Praça de Sales

  2. Gostei muito das informaçoes e gostaria que me mantençe informado

  3. Olá Egas!
    Você pediu para que te mantenhamos informado. Para receber todas as informações do nosso blog e não perder nada, recomendo que clique em “Seguir”, no canto inferior direito. Ali vc coloca seu endereço de email e passará a receber todos os nossos post na sua caixa de entrada. Obrigado pela visita!

    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s