Rainha Elizabeth II permanece no trono há 60 anos, após seis Papas

Elizabeth II e Bento XVI

Hoje li interessantes curiosidades neste infográfico do portal IG sobre a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, entre elas a de que a monarca viu nada menos do que seis Papas em seus 60 anos no trono – desde 1952. Está no item 25 do infográfico.

São eles, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e agora Bento XVI.

Num primeiro momento, essa informação pode assustar, pois fica parecendo que ela viveu muito mais do que seis Papas! Mas vamos lembrar que Elizabeth II chegou ao trono com apenas 26 anos, enquanto os Papas costumam assumir com idade próxima aos 60 anos, ou mais, como foi o caso de Bento XVI, que tinha 78 anos. Os pontificados, portanto, duram bem menos do que o reinado dela.

Bento XVI e Rowam Williams

A rainha não conheceu todos os seis Papas pessoalmente. O portal IG recorda que ela viajou ao Vaticano apenas duas vezes, onde esteve com João XXIII (1961) e João Paulo II (1980). Recebeu dois Papas em visitas oficiais ao Reino Unido, João Paulo II (1982) e Bento XVI (2010).

Esses encontros são importantes porque, além de ser rainha, Elizabeth II comanda a Igreja Anglicana na Inglaterra, onde o Estado não é laico – embora, no dia a dia o líder espiritual seja o Arcebispo de Canterbury (ou Cantuária), atualmente Rowan Williams.

De alguns anos para cá, houve uma significativa aproximação entre a Igreja Anglicana e a Igreja Católica Romana, mas elas continuam sendo duas coisas separadas e diferentes. Os anglicanos não se submetem à autoridade do Papa desde que o Rei Henrique VIII rompeu com a Igreja Romana, em 1534, para poder se divorciar e se casar novamente, entre outras questões políticas.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Cristianismo, Igreja, Outras crenças

2 Respostas para “Rainha Elizabeth II permanece no trono há 60 anos, após seis Papas

  1. Vinícius Ferreira Afonso

    Interessante observação! Eu costumava pensar sobre isso em relação à minha avó, falecida no começo do ano. Em seus 95 anos, assistiu à ascensão de 8 sucessores de Pedro ao sólio pontifício: Bento XV, Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI.

    Ao todo, dois com o nome Bento, dois intitulados Pio, um João, um Paulo e dois João Paulo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s