Vaticano anuncia criação de novo departamento voltado ao esporte

Cardeal Ravasi

O Cardeal Gianfranco Ravasi anunciou nesta quinta-feira a criação de um novo departamento voltado ao esporte, dentro do Pontifício Conselho para a Cultura, do qual ele é presidente. O objetivo é fazer com que a Igreja Católica compreenda melhor o mundo dos esportes e crie novas abordagens para a evangelização.

Segundo nota do jornal do VaticanoL’Osservatore Romano, por meio do novo escritório de “Cultura e Esporte” pretende-se identificar um ambiente privilegiado de diálogo na Igreja, na cultura e no mundo dos jovens, para crentes e não crentes. A Igreja quer, portanto, analisar mais de perto a dinâmica e os valores do esporte. “A cultura não evangeliza externamente, mas de seu coração, da parte interior de cada fenômeno cultural”, afirma o jornal.

De acordo com o Cardeal Ravasi, considerado um dos maiores intelectuais da Igreja atualmente, “o esporte é um dos grandes fenômenos culturais do nosso tempo, (mas) com toda a sua degeneração, que o leva também a ser um campo de anticultura” – conforme cita o site Vatican Insider.

O esporte deve “reencontrar o seu aspecto cultural, a sua alma profunda, e voltar a ser um ponto de referência educativa para os jovens, valorizando o espírito criativo da pessoa humana, indo além dos elementos degenerativos que ocupam as primeiras páginas dos jornais”, acrescentou Ravasi. Ele acredita que o mundo do esporte precisa de uma “catarse”.

A iniciativa vai ao encontro de outros trabalhos do Vaticano no mesmo sentido, como atividades do Pontifício Conselho para os Leigos, que criou em 2004 um departamento chamado “Igreja e Esporte”.

A diferença do escritório anunciado hoje está na abordagem, voltada para a questão do esporte como cultura, e não apenas como uma prática.

É bem provável que essa proposta da Igreja de se aproximar dos esportes seja parte dos esforços de “nova evangelização” lançados pelo Papa Bento XVI já há algum tempo.

Diversas vezes ele vem afirmando que cada vez mais “vastos horizontes se abrem para o anúncio do Evangelho” e que regiões de antiga tradição cristã “são chamadas a redescobrir a beleza da fé”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Igreja no Mundo, Outras crenças, Vaticano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s