Bento XVI diz ao povo que Bertone fica

O Papa Bento XVI manifestou ontem, mais uma vez, seu total apoio ao Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, visto por alguns como o principal alvo do recente  escândalo de vazamento de documentos do Vaticano (VatiLeaks, saiba mais aqui).

“Desejo exprimir ao senhor profundo reconhecimento pela sua discreta proximidade e pelo seu iluminado aconselhamento, que considerei de especial ajuda nestes útimos meses”, diz o Papa em carta a Bertone, divulgada pelo serviço de informações do Vaticano.

“Havendo notado com pesar as críticas injustas levantadas contra a sua pessoa, pretendo renovar ao senhor a comprovação de minha confiança pessoal, que já tive oportunidade de manifestar-lhe com a carta de 15 de janeiro de 2010, cujo conteúdo permanece inalterado.”

Naquela ocasião, em janeiro de 2010, o cardeal havia apresentado sua renúncia por motivo de idade – como pedem as normas da Igreja, todos devem fazê-lo aos 75 anos. Mas Bento XVI pediu que Bertone permanecesse sendo o primeiro-ministro do Vaticano e destacou, naquela carta, o autêntico espírito sacerdotal de Bertone, sua competência, sua dedicação, seu sensus fidei (“sentido da fé”) e sua humanidade.

Com a nova carta, o Papa descarta qualquer possibilidade de afastamento de Bertone no curto prazo – o que era esperado já para depois do verão no Hemisfério Norte. Nas últimas semanas, havia rumores de que ele pudesse ser demitido, na tentativa de dar fim à crise de confiança despertada pelo vazamento de documentos. Vale lembrar que, em junho, Bertone deu entrevista sobre os VatiLeaks, mas não falou sobre a possibilidade de ser ele o alvo do escândalo.

Porém, analistas dizem que afastar Bertone agora seria decretar vitória àqueles que queriam justamente esse movimento. Segundo o vaticanista Andrea Tornielli, pode ser que mais adiante, baixada a poeira dos VatiLeaks, o Papa resolva aceitar a renúncia de Bertone por idade, já que ele vai completar 78 anos, e nomear um novo Secretário de Estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Vaticano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s