Um bom perfil de Dom Eugênio Sales

A morte do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro, aos 91 anos, foi amplamente noticiada desde ontem à noite. Ele era o bispo católico que há mais tempo foi nomeado cardeal – em 1969, pelo Papa Paulo VI – e sua atuação na Igreja durou muitos anos. Ele foi uma das pessoas mais importantes para a história da Igreja no Brasil.

Para não repetir o que já está na mídia, recomendamos um ótimo perfil escrito pelo jornalista José Maria Mayrink, de O Estado de S. Paulo – até onde eu sei o único repórter da grande imprensa brasileira que se dedica ao jornalismo religioso.

Neste texto, Mayrink resume a trajetória de Dom Eugênio sem simplificá-la demais e sem colocar um rótulo, como fazem alguns obituários. Dom Eugênio Sales, como qualquer pessoa, foi uma personalidade complexa, ao mesmo tempo conservador e liberal, rico e pobre, de direita e de esquerda. Segue o primeiro parágrafo. Para ler o restante, clique abaixo.

Coerência e idealismo marcaram a vida de d. Eugenio

“De padre da roça a cardeal no Rio de Janeiro, o nordestino d. Eugenio de Araújo Sales foi, à sua maneira, um revolucionário – na opinião do presidente-marechal Castelo Branco, “o bispo mais perigoso do Brasil”. Natural de Acari, no Rio Grande do Norte, onde nasceu em 8 de novembro de 1920, sonhava ser vigário do interior até ser mandado para Natal, seu primeiro estágio durante dez anos para uma vida a serviço dos pobres. (…)”

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Igreja no Brasil

Uma resposta para “Um bom perfil de Dom Eugênio Sales

  1. Vinícius

    Realmente, este articulista escreve bem a respeito da Igreja. Parece ter bastante conhecimento sobre sua disciplina e tenta ser o mais imparcial possível em suas declarações.

    Que outros jornalistas, às vezes tão tendenciosos, sigam seu exemplo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s