Papa se reúne com comissão de cardeais dos ‘VatiLeaks’

Cardeal Herranz, presidente da comissão investigadora dos VatiLeaks

O Papa Bento XVI recebeu na última quinta-feira a comissão de três cardeais criada por ele mesmo para investigar o escândalo de vazamentos de documentos secretos do Vaticano, que ficou conhecido como VatiLeaks (relembre o caso clicando aqui).

Os cardeais transmitiram ao Papa suas conclusões sobre o processo, mas a Santa Sé não divulgou detalhes. O pontífice se limitou a agradecer à comissão, composta pelos cardeais Julián Herranz, Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi. O Papa pediu que eles “continuem seu trabalho com diligência”.

Alguns dias atrás, a imprensa internacional informou que o mordomo Paolo Gabriele, preso em 23 de maio com documentos sigilosos e suspeito de contribuir com os vazamentos de correspondências do Papa, aguarda julgamento prisão domiciliar. Ele vive com a esposa e três filhos dentro do Vaticano. O julgamento está previsto já para agosto.

O Papa com Paolo Gabriele

O advogado de Gabriele, Carlo Fusco, afirmou que “Paolo escreveu uma carta ao Papa pedindo perdão, especialmente pela dor que lhe causou”. Após o julgamento, também tentará pedir uma espécie de “perdão judicial” para que sera anistiado.  De acordo com o vaticanista Giacomo Galeazzi, do jornal italiano La Stampa, o perdão do Papa pode até ser concedido, mas dificilmente nesta fase atual do processo.

Bento XVI “parece ter intenção de fazer emergir tudo o que aconteceu  – o vazamento de notícias iniciado muito antes dos VatiLeaks, as publicações de documentos reservados e, enfim, as tentativas de despistagem e desinformação que sucederam a prisão do perjúrio mordomo  Paolo Gabriele – para poder proceder uma verdadeira operação de polícia e regeneração”.

O advogado Fusco declarou que Gabriele queria ajudar o Papa e pode ter agido para “limpar a Igreja”. Por enquanto, o mordomo é o único suspeito do caso, mas outras pessoas deram depoimento. A maioria dos observadores do Vaticano acredita que certamente há outros “corvos” rondando a Santa Sé.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Vaticano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s