Bento XVI conclui terceiro livro ‘Jesus de Nazaré’ e pode lançar nova encíclica

O Vaticano informou na última semana que o Papa Bento XVI concluiu o terceiro volume da série Jesus de Nazaré, um sucesso de vendas em vários países. A obra é uma visão pessoal do Papa sobre a vida e os ensinamentos de Jesus.

Enquanto o primeiro volume, lançado em 2007, trata do período que vai do batismo de Jesus até o momento da chamada Transfiguração, o segundo aborda a etapa que vai da entrada de Jesus em Jerusalém até a Ressurreição, publicado no início de 2011. O terceiro, de acordo com o Vaticano, fala dos relatos sobre a infância de Jesus no Evangelho.

Aparentemente, o Papa usou o período de “férias” durante o verão europeu, quando fica morando em Castel Gandolfo e tem uma agenda menos agitada do que no Vaticano. O terceiro livro foi escrito em alemão e está sendo traduzido para outros diversos idiomas.

Agora, há muitos rumores de que Bento XVI esteja rascunhando sua quarta encíclica – as três escritas até então são Deus Caritas Est (2005), Spe salvi (2007) e Caritas in Veritate (2009). As encíclicas são cartas do Papa para toda a Igreja sobre fé e doutrina. Geralmente, apresentam determinados desafios da atualidade e o que diz o ensinamento da Igreja sobre eles.

Ainda não é certeza, mas autoridades do Vaticano já começam a falar em uma nova encíclica como hipótese bastante possível. Acredita-se que o tema a ser tratado seja algo ligado ao “Ano da Fé”, que começa em outubro de 2012 e termina em novembro de 2013 e cujo objetivo é reforçar os fundamentos da fé católica.

Não há nenhum anúncio oficial nesse sentido, mas o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, afirmou à imprensa que o Papa pode estar rascunhando uma nova carta encíclica.

Porém, de acordo com o site Catholic Culture, o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, havia dito em março que isso é apenas uma hipótese e que o Papa ainda não havia manifestado a ele essa ideia.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cristianismo, Igreja, Vaticano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s