Oração pela paz: um ato de coragem

Publicamos aqui no blog um trecho e o link de nossa reportagem que saiu no jornal O São Paulo no início de junho, sobre a oração pela paz na Terra Santa organizada pelo Papa Francisco no Vaticano.

“Para fazer a paz é preciso coragem, muito mais do que para fazer a guerra”, afirmou o Papa Francisco no encontro histórico do dia 8 de junho, que organizou pessoalmente com os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Palestina, Mahmoud Abbas. Foram mais de duas horas de grande proximidade, meditação e oração, também com a presença do patriarca ecumênico ortodoxo, Bartolomeu, bispo de Constantinopla. Os quatro líderes e outros representantes do judaísmo, do cristianismo e do islamismo – as três comunidades religiosas que têm sua origem no patriarca bíblico Abraão –, se reuniram no Vaticano simplesmente para rezar para o Deus único em que creem. Em momentos separados, os três grupos agradeceram pelo dom da criação, pediram perdão pelos pecados cometidos e pediram a paz no Oriente Médio e em todo o mundo. Uma reunião que talvez o próprio Francisco definisse como um ato de coragem.

“Precisamos de coragem para dizer sim ao encontro e não ao confronto; sim ao diálogo e não à violência; sim ao negociado e não às hostilidades; sim ao respeito dos pactos e não às provocações; sim à sinceridade e não à duplicidade. Para tudo isso, precisamos de coragem”, declarou o pontífice, que havia oferecido “sua casa” (literalmente, a Casa Santa Marta e os jardins do Vaticano) para sediar o encontro de oração. “Senhor, infunde em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz”, rezou. Segundo o Papa, para se alcançar a verdadeira paz é necessário romper com a “espiral do ódio e da violência com uma só palavra: irmão”. Ao fim do encontro, os quatro irmãos plantaram, juntos, um pé de oliveira, árvore-símbolo da paz.

Leia a íntegra na página 10 da versão digital do jornal, que você encontra clicando aqui.

Deixe um comentário

Arquivado em Igreja, Outras crenças

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s