Papa cansado

Publicamos aqui um trecho e o link para nossa análise publicada pelo jornal O São Paulo na semana passada, a respeito da solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada pelo Papa Francisco na basílica de São Pedro. No mesmo texto, falamos sobre os boatos de que o papa estaria doente e sobre a intensa rotina de trabalho que ele tem praticado.

Aumentaram nas últimas semanas, especialmente em Roma, as especulações sobre a saúde do Papa Francisco. Ele tem demonstrado cansaço nos eventos públicos e cancelou ao menos cinco nos seis últimos meses. O último foi uma visita ao hospital Gemelli, sábado passado, em Roma, onde tudo já estava pronto para a chegada do papa. Pacientes e funcionários o esperavam com cartazes e faixas, mas receberam de repente um aviso de que Francisco não viria mais. Quem celebrou a missa e leu a homilia do papa foi o cardeal Angelo Scola, de Milão.

“Quem decide a agenda é ele”, afirmou o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, ao jornal italiano La Stampa. “O Santo Padre tem um ritmo de vida muito intenso porque se sente chamado a serviço do Senhor com todas as suas forças. Nem quando era arcebispo de Buenos Aires tirava férias.”

De fato, Francisco tem assumido um maior número de atividades diárias do que os últimos dois papas, Bento XVI e João Paulo II. Além disso, não saiu de férias no ano passado e nem vai tirar neste ano. Não faz a pausa de um dia na semana. Prefere trabalhar todos os dias e descansa pouco. Entretanto, o Vaticano diz que não há motivos para preocupações. Segundo Lombardi, é normal que em alguns dias o pontífice se sinta um pouco indisposto. Espera-se que nos meses de verão – especialmente julho e agosto – possa reduzir o ritmo das atividades, sem missas ou audiências públicas.

Clique aqui para ler a íntegra do texto, que você encontra na página 10 da edição digital do jornal.

Deixe um comentário

Arquivado em Igreja, Vaticano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s