Por que o Papa Francisco vai à Albânia?

Publicamos aqui no blog um trecho e o link de nossa análise que saiu no jornal O São Paulo, buscando entender os motivos da decisão do Papa Francisco de visitar a Albânia.

A primeira viagem do Papa Francisco dentro da Europa será para a Albânia, um pequeno país no Sudeste europeu. Com cerca de 3,2 milhões de habitantes, a Albânia é menor do que muitas cidades brasileiras – São Paulo é quatro vezes maior –, o que faz pensar: por que Francisco vai à Albânia? Quando anunciou a viagem de um dia à capital Tirana (no Ângelus de 15 de junho), o Papa justificou: “Desejo confirmar na fé a igreja da Albânia e testemunhar o meu encorajamento a um país que sofreu por muito tempo como consequência das ideologias do passado.” A vaticanista de longa data Joan Lewis, norte-americana que trabalha para a emissora católica EWTN e para o site Vatican Insider, do jornal italiano La Stampa, costuma dizer que a essência do pontificado do Papa Francisco pode ser resumida em três letras “P”: Pessoas, Pobreza e Paz. Talvez essa simplificação ajude a entender os motivos da viagem à Albânia.

Pessoas – Quando falou das “ideologias do passado”, Francisco se referia ao fato de que a Albânia foi, nas últimas décadas, um país marcado por forte  opressão política e social. A região foi ocupada pela Itália fascista e pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e, depois, viveu um longo e rígido governo comunista, de 1967 até o início dos anos 1990. Com o fracasso do comunismo, dezenas de milhares de albaneses atravessaram o Mar Adriático e fugiram para a Itália em barcos de pesca ou balsas improvisadas. Até hoje são muitos os imigrantes albaneses na Itália, onde formaram família, arranjaram trabalho, e, mesmo com dificuldades, construíram suas vidas. O bispo de Roma, na Albânia, vai ao encontro de muitos que não tiveram a mesma chance.

Clique aqui para ler o restante do texto, que você encontra na página 10 da edição digital do jornal.

Deixe um comentário

Arquivado em Igreja, Vaticano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s